Tudo começou no espaço há mais de cinco milhões de anos atrás em que uma estrela gigante explodiu e as ondas de choque, lançaram pequenas partículas de ouro a 110 milhões de km/hora aprisionando-se deste modo, nas rochas do nosso planeta em formação.
Minúsculos fragmentos também se depositaram nos oceanos, rios e cursos de água bem como processos vulcânicos contribuíram para a formação de rochas como prata e ouro.
É o metal mais precioso da antiguidade, uma das suas características é sua escassez. No mundo inteiro produz anualmente 3,5 milhões minério de Chumbo, 8 milhões de Cobre e 500 milhões de Ferro, mas só 1,4 milhões de Ouro.
O ouro também de distingue pela sua maleabilidade. Por exemplo, 10 gramas de ouro podem ser transformadas numa lâmina muito fina e translúcidas de 3,5m2,ou um fio tão fino como uma teia de aranha e cerca de 25Km de comprimento.
Para conseguir 10 gramas de ouro é preciso extrair aproximadamente uma tonelada de rocha a uma profundidade de mais de 3.000 metros de profundidade, triturando e adicionando água obtém uma lama onde se extraí o ouro bruto, por um processo químico (solução de cianeto).