Os olhos são canal de informação desenvolvido. Cerca de 80% das informações, sensações e emoções chegam através dos nossos olhos. Atualmente 65% da população necessitam de compensação visual, no entanto somente 24% usam óculos.
Todas as sensações visuais são criadas por feixes de luz que o rodeiam e entram nos olhos através da pupila. A luz é conduzida através da córnea até a retina, onde se forma a imagem, na retina a imagem é filtrada e passada ao cérebro de uma forma.
OLHO HUMANO
O olho humano é um conjunto de músculo que lhe permite mover rapidamente o olhar e captar imagens nítidas. Em um olho que apresenta anomalias, a visão fica desfocada dando origem a uma ametropia, que significa que precisa de lentes corretivas.
Qual a diferença entre lentes Multifocais e Bifocais?
Óculos Multifocais tem a combinação de dois óculos juntos: o de longe (miopia ou hipermetropia com ou sem astigmatismo) e o de perto (presbiopia ou vista cansada). Ou seja, ele soma as duas lentes fazendo uma transição gradual e suave do grau de longe para o intermediário e então para o perto.
Óculos Bifocais é aquele que tem uma janela separando as lentes de longe e de perto. Ele só proporciona nitidez para duas distâncias fixas (longe e perto) e causa um salto de imagem quando os olhos cruzam a linha de separação das lentes.
É difícil se adaptar ao óculos multifocal?
Isso depende do tipo de grau que a pessoa tem, da lente escolhida e da motivação da pessoa em se acostumar com esse tipo de óculos. O esforço, no entanto, valerá a pena quando você conseguir ter uma boa visão em todas as distâncias.
Você precisa tentar e não desistir na primeira tentativa, quando colocamos uma lente de correção visual, nosso cérebro precisa se adaptar para interpretar a nova forma de captar as imagens.
No começo algumas atividades vão ser mais difíceis, por exemplo, descer escada, manobrar o carro na garagem. Tente evitá-los no primeiro dia.
E como todo aparelho novo tem que aprender a usar. Mexer os olhos e não a cabeça, manter o óculos bem posicionado no rosto.
Para isso procure uma boa ótica, com atendimento personalizado e diferenciado, para te indicar qual a melhor lente a ser usada, dependendo das suas atividades, do seu trabalho.
Aprenda a escolher seu óculos de grau
Somente um médico oftalmologista poderá avaliar a saúde de seus olhos, um diagnóstico completo, desta maneira é possível determinar o grau correto dos óculos.
Se a armação é importante, a lente é mais ainda. Verifique com o profissional da área a indicação adequada da lente para seu caso, pois cada um de nós têm necessidades diferentes.
É sempre bom verificar se a armação é compatível com o que foi prescrito pelo oftalmologista, pois existem alguns tipos de lentes que não são adequadas para certos tipos de armação.
Peça orientação aos benefícios da lente, qual a sua resistência, que tipo de antirreflexo ela tem e para que ela vá te ajudar no dia a dia. As lentes fotossensíveis sempre são muito indicadas em casos de o paciente ter olhos claros, e ou sua necessidade de proteção solar para o trabalho em áreas abertas.
Em caso de lentes multifocais ou bifocais, verificar o amplo campo de visão que é explicado pelo profissional da área, suas qualidades e benefícios para mais conforto visual.
Manter sempre em ordem seu óculos, tendo como hábito a limpeza dele e ajustes em dia, pois o cuidado com o seu óculos somente vai te trazer uma resistência e qualidade de imagem da lente por muito mais tempo.
Que tipo de armação serve para o meu rosto?
Sabemos que a idéia de ter que usar óculos nem sempre é bem aceita, mas lembre-se que a escolha da armação correta pode realçar a sua imagem e disfarçar pequenas imperfeições. Escolha o melhor modelo que se encaixa no seu perfil.
Analise o formato do seu rosto, cada formato corresponde a um estilo de armação;
Verifique o tom da sua pele, ela pode te ajudar na melhor escolha de cores da armação;
Analise se pretende trocar de cor de cabelo enquanto estiver usando essa armação;
Se você precisar de óculos para prática de esportes, escolha um modelo mais durável, que seja feito para a atividade que você procura;
Existem vários modelos de armação, plástico que são mais leves, e de metal que são modelos mais duráveis;
Para acertar na escolha dos óculos, você deve ter paciência e experimentar vários modelos, certifique-se que a armação é confortável, assim você não corre o risco de uma má escolha.
Como devo limpar meu óculos
1 – Lave suas lentes: Você deve lavar as lentes primeiro molhando-as e depois lavando-as com sabão neutro (sem hidratante). Lave depois em água corrente. Limpe cuidadosamente com tecido especial para limpeza de lentes ou lenço de papel macio.
2 – Umedeça sempre suas lentes ao limpá-las: Nunca esfregue suas lentes secas. Isto ajuda a prevenir arranhões na superfície das lentes causadas pela poeira existentes nas lentes.
3 – Deixe seus óculos sempre com as lentes voltadas para cima, assim você evita contato direto das lentes com objetos que podem causar danos.
4 – Mantenha os óculos no estojo: Isto protege de partículas de poeira e da possibilidade de se partirem ou lascarem, se algo cair sobre eles. Para retirá-los do estojo, abra-o completamente e os retire com cuidado, segurando pelo centro da armação.
5 – Retire seus óculos do rosto segurando firmemente em ambas as hastes: Desta forma, o ajuste e a forma da armação se mantêm por mais tempo.
6 – Evite deixar suas lentes expostas ao calor: As lentes oftálmicas são compostas de camadas que sofrem danos quando exposta ao calor, principalmente aquelas com tratamento anti-reflexo. Portanto, evite deixar suas lentes dentro do porta-luvas do carro ou muito próximas a micro-ondas, churrasqueiras, secadores e spray de fixação para cabelos, por exemplo.
7 – Lentes fotocromática: Deixe que as lentes fiquem totalmente claras antes de guardá-las. Assim, você assegura sua claridade na próxima vez que utilizá-las.
8 – Segure sempre seus óculos pela armação e nunca pelas lentes.
9 – Nunca use álcool ou acetona na limpeza das lentes. Isso danificará as lentes. Use só água e sabão neutro.